energia Simples

ONDE NASCE
A SUA ENERGIA

Emissões específicas

Emissões específicas de dióxido de carbono (CO2)

376,68

g/kWh

Emissões específicas de resíduos radioativos de alta atividade (RRAA)

21,12

μg/kWh

Emissões específicas de dióxido de carbono (CO2)

320,73

g/kWh

Emissões específicas de resíduos radioativos de alta atividade (RRAA)

28,20

μg/kWh

Impactos Ambientais

Com o passar dos anos, é cada vez mais notória a dependência que o Homem apresenta face à energia elétrica. Devido ao constante e crescente consumo de eletricidade, o setor energético tem um papel fundamental no que concerne à redução do tamanho da pegada ecológica.
As fontes renováveis podem ver os seus impactos ambientais negativos reduzidos, como por exemplo, a influência negativa na fauna e na flora afetando o habitat natural, o impacto visual negativo na paisagem, através da aposta numa cuidadosa e criteriosa análise, bem como no planeamento rigoroso dos projetos de produção de energia elétrica.
Não contrariamente, mas de modo incomparável, estão os efeitos devastadores provenientes das fontes não renováveis, que apresentam um conjunto de impactos ambientais nocivos ao ambiente e que assumem boa parte da responsabilidade pelas alterações climáticas e pela poluição atmosférica local, devido aos efeitos dos gases nocivos e poluentes.
O mesmo se aplica às centrais de energia nuclear que, como consequência desse tipo de produção, libertam resíduos radioativos que contaminam o meio ambiente provocando mutações genéticas nos seres vivos, visto que estes resíduos podem permanecer ativos durante milhares de anos. Além disso, a energia elétrica é distribuída através das redes de transporte e distribuição aérea que implicam o condicionamento do uso do solo na sua área de influência, dada a segurança das linhas, não é possível haver construção ou serem desenvolvidas quaisquer construções ou atividades das quais resulte o prejuízo das redes.
As redes contêm, na sua génese, hexafluoreto de enxofre que contribui ativamente para as alterações climáticas. Estas linhas aéreas apresentam, ainda, um risco para a avifauna, uma vez que é de perigo iminente a colisão das aves com as estruturas. É certo que nenhum tipo de fonte energética é desprovida de desvantagens ou de efeitos nocivos, no entanto, o setor energético trabalha arduamente para minimizar esses efeitos com base em tecnologia avançada e com a responsabilidade social e ambiental que as comercializadoras assumem.

Content

A Simples liga-lhe.

(serviço disponível nos dias úteis das 09h às 19h)